Alvin Toffler |
Aprender a Aprender
Por Honório de Medeiros
1) APRENDEMOS quando nos
defrontamos com um problema, qualquer que seja ele; como lembra Popper:
- Cada problema surge da
descoberta de que algo não está em ordem com nosso suposto conhecimento; ou
examinado logicamente, da descoberta de uma contradição interna entre nosso
suposto conhecimento e os fatos; ou, declarado talvez mais corretamente, da
descoberta de uma contradição aparente entre nosso suposto conhecimento e os
supostos fatos..”
a) ESSE problema pode ser
inesperado (não por outra razão a sabedoria popular diz: “a necessidade é a mãe
da invenção).
b) ESSE problema pode ser
provocado:
b.1) QUANDO problematizamos as
coisas e/ou os fenômenos (como disse Gaston Bachelard, “O conhecimento é sempre
a reforma de uma ilusão”); b.1.1) POR intermédio da contra-argumentação,
utilizando o contraexemplo;
b.1.2) POR intermédio do uso da
técnica jornalística: o quê, quem, quando, onde, por que e para quê.
2) QUALQUER problema é, antes de
tudo, uma questão do espírito (intelectual), mesmo no trabalho puramente mecânico.
3) ELABORAMOS teorias que são
soluções provisórias a serem testadas.
a) O teste dirá se erramos ou
acertamos;
b) O erro nos ensina, posto que
não precisamos mais trilhar o mesmo caminho já tentado.
4) SE aprendemos quando nos
deparamos com um problema, há um conhecimento que o antecede e nos permite
identifica-lo.
5) SE o conhecimento é
retificável, é evolutivo, no sentido de que caminha sempre do mais simples para
o mais complexo.
6) O conhecimento pode, então,
ser compreendido como um “vir-a-ser” de complexidade cada vez maior.
7) A recusa em problematizar as
coisas e/ou fenômenos conduz a neuroses. Aqui se compreenda essa recusa como
uma fuga do problema com o qual alguém se defrontou.
O como dizemos a nós mesmos, ou aos outros, o
que aprendemos é papel da Retórica: podemos ser convencidos ou seduzidos,
convencer ou seduzir.
9) NÃO é possível comparar
INFORMAÇÃO com CONHECIMENTO; quando conheço, estou informado, mas, nem sempre,
quando estou informado, conheço. Posso estar informado de algo sem compreendê-lo.
Honório de Medeiros é professor,
escritor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado do RN.
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