O vice-governador do RN, Walter Alves, esteve reunido na manhã deste sábado (4) com o cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, no Japão, Aldemo Garcia, que está em visita ao Rio Grande do Norte.

Os dois conversaram sobre as possibilidades negócios que podem ser estabelecidas entre o estado e aquele país. Walter Alves apresentou ao cônsul as potencialidades do Rio Grande do Norte, com destaque para as energias renováveis.

“Foi uma conversa muito boa na qual falamos sobre os potenciais do Rio Grande do Norte e as oportunidades de cooperação entre o nosso estado e o Japão. Falei a ele das potencialidade do estado na área de energia eólica, energia solar; falei sobre o nosso futuro Porto-indústria Verde; sobre a nossa fruticultura, sobre a possibilidade de exportação de melão para os japoneses; e também sobre o artesanato que produzimos e o nosso pólo boneleiro, entre outros”, explicou.

Walter Alves acrescentou que o diálogo com o cônsul é importante porque ele é “o representante brasileiro no Japão e é quem pode falar sobre o Brasil para o governo e os empresários de lá”. “Daí a importância dele saber sobre as potencialidades do RN, para levar a nossa mensagem de abertura a negócios para o Japão.

O vice-governador celebrou a conversa e disse ter ficado feliz com o que ouviu do cônsul sobre como o mercado pode se abrir e gerar possibilidades de negócios para o RN. “É um encontro muito importante no sentido de aproximar o RN e o Japão e, no futuro, gerarmos oportunidades que, por sua vez, poderão resultar em mais empregos e renda para os potiguares”.

Hamamatsu, na província de Shizuoka, onde o cônsul desempenha suas funções, é a cidade japonesa que abriga a maior comunidade brasileira no país, com cerca de 10 mil cidadãos.