Carolina Souza
Levantamento revela a evolução de destinos turísticos
O Índice de Competitividade do Turismo Nacional – pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional – avaliou o nível de desenvolvimento de 65 destinos considerados indutores do turismo regional. Desses destinos, Natal se destacou como a cidade que mais avançou no quesito Aspectos Sociais. O índice permite avaliar, ano a ano, a capacidade de um destino de se superar e alcançar níveis cada vez mais significativos de desenvolvimento.
A pesquisa mede avanços em 13 critérios relacionados à atividade turística, como infraestrutura, acessos, serviços e equipamentos, atrativos turísticos, marketing e promoção, políticas públicas, cooperação, monitoramento, economia local, capacidade empresarial e aspectos sociais, ambientais e culturais. Natal registrou progresso de 12,8 pontos no indicador Aspectos Sociais, ao melhorar a nota de 43,4 para 56,6, em uma escala que vai de 0 a 100.
Dentro da dimensão Aspectos Sociais são avaliadas variáveis como acesso à educação, empregos gerados pelo turismo, política de enfrentamento e prevenção à exploração sexual infanto-juvenil, uso de atrativos e equipamentos turísticos pela população, cidadania, sensibilização e participação na atividade turística.
Na avaliação do secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Vinicius Lummertz, um dos papéis do turismo como atividade econômica é “a criação de oportunidades e diminuição das desigualdades, meta que deve ser perseguida com dedicação pelos destinos, guardados os devidos desafios particulares de cada região”.
Entre as ações que levaram a capital potiguar ao destaque nacional está o projeto Educar para o Turismo, criado para estimular o turismo pedagógico de estudantes da rede municipal por meio da visitação dos pontos turísticos da cidade acompanhados por guias especializados e professores. Também contribuiu para melhorar a pontuação de Natal a aplicação de programa específico de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, que conta com o apoio da iniciativa privada do terceiro setor e do poder público.
25º lugar no Brasil
No índice geral de competitividade, Natal está posicionada em 25º lugar, com 65,1 pontos, considerando todos os 13 critérios. O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008 e a versão de 2014 é a sexta da série histórica.
A média geral dos 65 destinos monitorados foi de 59,5 pontos. As dez cidades com o melhor nível de desenvolvimento turístico foram São Paulo (SP) – 82,5 pontos; Porto Alegre (RS) – 80; Belo Horizonte (MG) – 78,5; Rio de Janeiro (RJ) – 78,5; Curitiba (PR) – 77,9; Foz do Iguaçu (PR) – 76,9; Recife (PE) – 76; Brasília (DF) – 75,2; Salvador (BA) – 75 e Florianópolis (SC) – 74,2.
Para Vinícius Lummertz, o Índice de Competitividade do Turismo é uma ferramenta que aumenta o conhecimento sobre a realidade da atividade turística nas diversas regiões brasileiras e é instrumento fundamental para melhorar a gestão dos destinos nacionais.
“Hoje, o Brasil sabe mais sobre o turismo brasileiro do que sabia há seis anos, quando lançou a primeira edição do índice de competitividade. Com maior conhecimento sobre os destinos, já conseguimos planejar ações de forma mais incisiva e eficiente”, explicou o secretário nacional de Políticas de Turismo.
jornal de hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário