domingo, 1 de setembro de 2013

Explosão de caixa eletrônico em Jandaíra causou temor na população

A pacata Jandaíra foi surpreendida na madrugada da última sexta-feira com a tentativa de explosão de um caixa eletrônico da cidade, o que fez muitos moradores do município revelarem, nas redes sociais, o medo que sentiram devido à ação criminosa.


Foi o caso de Rosa Lima Câmara, que relatou: "Noite pavorosa, com esse assalto aos caixas eletrônicos da nossa pacata Jandaíra, ainda não consegui dormir. Desde das 2h45 da madrugada. Houve uma explosão horrível, deixando todos em pânico, sem saber o que tinha de fato acontecido. Mas isso é o tão famoso progresso, que chegou na nossa terrinha, Jandacity".

Júnior Bezerra, que mora atualmente no Ceará, mas tem familiares em Jandaíra, também relatou: "Já vi que aquela Jandaíra de quando era moleque e passeava nas féiras já está sofrendo com a migração e a descentralização do crime organizado. Espero que o gestor público não caia na inércia de esperar respostas apenas do Governo do Estado e Federal. Instalar câmeras de segurança na cidade, criar uma guarda municipal ou até mesmo contratar empresas privadas de segurança para defesa do patrimônio público já é alguma coisa. Sem falar que é a sua competência".

A explosão em Jandaíra aconteceu durante a madrugada, na agência do Bradesco da cidade. No entanto, apenas um dos artefatos usados pelos criminosos foi detonado, o que fez com que os criminosos desistissem da ação e fugissem sem levar nenhum centavo. Um dos veículos usados pelos bandidos foi encontrado abandonado na saída da cidade.

Segundo o comandante da 1ª Companhia Independente da PM, major André Fernandes, o crime aconteceu pouco depois dos policiais militares da região terem recebido chamada de uma ocorrência na área rural do município, o que leva a crer que a quadrilha tentou afastar a polícia do local antes de agirem.

“Eles tentaram desviar a atenção da polícia, porque descobrimos que a suposta ocorrência era falsa. Assim, quando os oficiais retornaram para a cidade, foram informados do que tinha acontecido por moradores próximos ao local, que acordaram assustados com o barulho da explosão. Pelo que pudemos levantar, eram cerca de oito homens em dois veículos”, disse.

O major disse que os ladrões usaram dois explosivos no caixa eletrônico, entretanto, apenas o que foi colocado na parte onde se retira o dinheiro explodiu. Como não conseguiram abrir o equipamento e roubar o dinheiro, desistiram da ação criminosa. Segundo o major, apesar da explosão, não houve danos à estrutura física do prédio onde o terminal eletrônico está instalado.

Após ouvirem as testemunhas, os policiais militares saíram em diligências e, minutos depois, localizaram um dos veículos usados pelos bandidos abandonado em uma estrada carroçável. Para a polícia, eles ficaram com medo de serem reconhecidos pelo veículo, que pode ter sido roubado para o crime.

Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram chamados para detonar o artefato que não explodiu e, durante a manhã, peritos do Instituto Técnico Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) foram ao prédio onde funciona o auto-atendimento do Bradesco, para perícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário