quarta-feira, 5 de junho de 2024

Operação Desfarsa já rendeu mandatos de busca e apreensão no RN

 

Uma rede sofisticada de criação e propagação de notícias falsas, destinada a manchar a imagem de figuras públicas, está sendo desmantelada pela Operação Desfarsa, coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). As investigações, que já estão em estágio avançado e próximas da conclusão, revelam um esquema de contratação de pessoas remuneradas com perfis influentes nas redes sociais, que disseminam conteúdo falso e calunioso.

Essas notícias falsas têm o objetivo de prejudicar reputações e afetar negativamente a imagem de pessoas específicas, propagando inverdades pela internet. Além das redes sociais, o esquema inclui blogs e portais de notícias, alguns remunerados ou associados ao grupo, que reproduzem o conteúdo com o intuito de servir a interesses políticos e pessoais, configurando o que está sendo chamado de “Central de Fake News”.

A Operação Desfarsa já cumpriu mandados de busca e apreensão em várias localidades, incluindo Natal e Parnamirim, além de outras cidades fora do estado, como em Santa Catarina e Bahia. Com as investigações em estágio avançado, fontes próximas ao caso indicam que o desfecho está próximo e promete trazer muitas revelações e surpresas.

A expectativa é alta em torno da conclusão dessas investigações, que podem expor a extensão e os detalhes da rede de fake news, bem como identificar todos os responsáveis e seus vínculos políticos e financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário