sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Na Festa do Boi, Hermano participa de certificação de queijeira e é homenageado pela Anorc


Durante a  57ª edição da Festa do Boi, realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, o deputado estadual Hermano Morais participou na tarde da última quinta-feira (17) da entrega do primeiro certificado de queijeira artesanal do RN, à queijeira da Fazenda Caju, localizada em Ceará Mirim.
A solenidade foi realizada no Espaço Sebrae Terroir e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra.


A certificação tem origem na Lei Estadual nº 10.230, de 7 de agosto de 2017, iniciativa do deputado estadual Hermano Morais. 

A lei trata da produção e da comercialização de queijos e manteiga artesanais do Rio Grande do Norte – Lei Nivardo Mello. 

A “lei do queijo” mantém a tradição artesanal da produção e preserva a cultura gastronômica norte-rio-grandense.  

Além disso, incentiva a produção agropecuária, proporciona a geração de trabalho e renda, agregando valor e fomentando uma cadeia produtiva que envolve outros setores como os de embalagens e distribuição.

“O desejo de poder conduzir de forma legal é uma maneira de ajudar o produtor rural para que ele possa trabalhar e viver com dignidade. 

Muitos puderam colaborar com a Lei Nivardo Mello, realizando esse sonho de todos que fazem o setor”, disse Hermano.



A Fazenda Caju, ganhadora do certificado, é de propriedade de Marinho de Sousa e produz mais de dez tipos de queijos, a maioria deles curados durante pelo menos 30 dias, feitos com leite cru extraídos de gado da raça Gir Leiteiro. 

A propriedade é certificada com um selo do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) que atesta que a propriedade é livre de tuberculose e brucelose. 

Seus queijos têm receitas únicas e levam nomes de localidades da região de Ceará-Mirim, como Vale Verde, Guaporé, Mucuripe e Oiteiro.

“Colhi os frutos plantados pela Sebrae, governo do Estado e pelo deputado Hermano Morais. 

A lei específica para os produtores que fabricam queijo com leite cru, artesanal como meus antepassados sempre fizeram deixou a iguaria cada vez mais viva para todos nós”, comentou Marinho.

Estima-se que há mais de 350 queijarias artesanais potiguares, sendo que 311 estão nos 28 municípios do Seridó. 

A lei do queijo impulsiona o trabalho de pequenos produtores e, consequentemente, a economia do RN.

Homenagem da Anorc

Na parte da noite, Hermano foi homenageado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (ANORC)  no andamento da XVII edição do Leilão Sindi Estrelas. 

A justificativa exposta por membros do órgão foi a intensa luta a favor da agropecuária potiguar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário