A Comissão de Defesa do Consumidor, que tem o deputado federal João Maia como presidente, aprovou nessa quarta-feira (03/07) duas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2020.
A primeira delas aumenta de 20 para 100 as ações a serem realizadas no âmbito do Programa ‘Proteção e Defesa do Consumidor’.
O objetivo é valorizar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), coordenado pelo Ministério da Justiça e que integra diversos órgãos públicos e entidades privadas, dentre eles os Procons, as defensorias públicas e Ministério Público.
Já a segunda emenda foi sugerida pelo presidente da Comissão, deputado João Maia, e eleva de 374 para 500 as metas a serem implementadas no Programa ‘Promoção e Defesa da Concorrência’.
Com a medida, João Maia pretende fortalecer o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão destinado a prevenir a concentração nos mercados e coibir infrações contra a ordem econômica. “Entre as atribuições da Comissão de Defesa do Consumidor está a repressão ao abuso do poder econômico.
O CADE trata da análise de fusões e aquisições de empresas e do combate aos cartéis – ações com grande repercussão no âmbito consumerista, por impactar diretamente o equilíbrio das relações entre fornecedores e bens e serviços e os cidadãos em geral”, destacou o presidente da CDC e deputado federal pelo RN, João Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário