quinta-feira, 21 de junho de 2012

Futebol Potiguar - Dono da liderança, América vive momento histórico na Série B

O treinador diz que entrosamento do grupo tem feito toda diferença
Chegamos à 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e o América parece correr na velocidade da luz. O alvirrubro, não só ocupa o ostentoso posto da liderança da Segundona, como consagra até aqui a melhor campanha já registrada pelo time em uma Série B do Brasileiro. Campanha, aliás, comprovada pelo histórico do clube na competição.


Em 2006, quando a equipe conquistou pela última vez o acesso à Série A do Brasileiro, nessa altura do campeonato o rubro escrevia uma história bem diferente. Se hoje o time é dono absoluto da liderança da disputa, naquela época a equipe se encontrava na zona de rebaixamento, na 17ª posição, com apenas duas vitórias e o acúmulo amargo de cinco derrotas. 

A estreia do América em 2006 também foi bem diferente da presenciada em 2012. Há cinco anos, o alvirrubro iniciava na disputa, no antigo Machadão, com derrota para o Ituano por 2 a 1. Já este ano, longe do Machadão, mas nem por isso sem se sentir em casa, o América não se deu conta do Goiás, e passou por cima da equipe com o placar esmagador de 5 a 2, no Nazarenão, em Goianinha. 

Começava aí essa campanha histórica marcada por vitórias e mais vitórias e que só foi freada na 6ª rodada, quando o time perdeu a invencibilidade para o São Caetano, por 3 a 2. Derrota, que não desanimou nem um pouco o elenco.

“Nunca passou pela nossa cabeça que passaríamos a Série B sem perder. Nos últimos cinco anos, tirando a Portuguesa e o Corínthians, todas as equipes que subiram tiveram uma média de 12 derrotas”, calculou o técnico do América, Roberto Fernandes.

Segundo o treinador, não existe segredo na atual fase que o alvirrubro vive. “Estamos apenas com um time bem entrosado e com os pés no chão. Isso é o mais importante, pois sabemos que ainda não ganhamos nada”, alertou.

É, o ganho até aqui é no histórico. O alvirrubro soma 16 pontos na tabela, tem cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota, o que traz no extrato um aproveitamento de 76,2%. Em 2006, na 7ª rodada , o aproveitamento do América era de apenas 28,57% com seis pontos na tabela.

Naquele ano, o alvirrubro só começou a mudar a história do jogo na 17ª rodada, quando soltou para 12ª posição. O time terminou o primeiro turno com 25 pontos na 11ª colocação. O acesso foi garantido com 61 pontos e 53,51% de aproveitamento.

Campanha do América em 2006 até a 7ª Rodada
1ª Rodada - América 2 x 1 Ituano
2ª Rodada - Payssandu 1 x 0 América
3ª Rodada - América 2 x 1 Brasiliense
4ª Rodada - Portuguesa 4 x 0 América
5ª Rodada - Marília 2 x 1 América
6ª Rodada - América 2 x 0 Sport
7ª Rodada - Gama 2 x 1 América

Campanha América em 2012 até a 7ª Rodada
1ª Rodada - América 5 x 2 Goiás
2ª Rodada - Vitória 2 x 2 América
3ª Rodada - América 1 x 0 Avaí
4ª Rodada - Guaratinguetá 0 x 2 América
5ª Rodada - América 2 x 1 Bragantino
6ª Rodada - São Caetano 3 x 2 América
7ª Rodada América 2 x 0 ASA



Em busca da igualdade no placar

Após a vitória em cima do ASA, na terça-feira (19), o América tem pela frente alguns dias de “folga” e só retorna a campo no dia 29 deste mês, quando encara o Guarani, no Nazarenão, em Goianinha. 

Mais que a vitória, o time vai em busca de igualar o marcador no número de confrontos com o time paulista. De acordo com a matemática do pesquisador em futebol, Marcos Trindade, em toda a história dos dois clubes, América e Guarani se enfrentaram 11 vezes, com pequena vantagem para o time de Campinas, que obteve cinco vitórias, contra quatro do alvirrubro. Os dois times empataram em duas ocasiões.

O primeiro confronto aconteceu em 1975, em Campinas, com empate em 1 a 1. Já a última vez em que as equipes estiveram em campo foi em 2009, no antigo Machadão, com vitória rubra por 3 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário