terça-feira, 12 de agosto de 2025

4ª AGROPEC em Jandaíra promete movimentar o final de semana com grandes atrações na Praça de Ventos

 

A cidade de Jandaíra, no coração do Mato Grande, se prepara para viver mais um momento histórico com a chegada da 4ª edição da AGROPEC — a maior feira agropecuária da região. O evento será realizado no próximo final de semana, na tradicional Praça de Ventos, e promete reunir o melhor do agronegócio, cultura local e entretenimento para todas as idades.

Um evento que valoriza o desenvolvimento regional

A AGROPEC já se consolidou como um dos principais eventos do calendário regional, atraindo produtores rurais, empreendedores, expositores, autoridades e o público em geral. A feira tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico, gerar oportunidades de negócios e valorizar os produtos e talentos da terra.

Durante os dias de feira, os visitantes poderão conhecer novas tecnologias do setor agropecuário, participar de palestras, exposições, rodadas de negócios e muito mais.

Noite de shows imperdíveis

Além da programação técnica e comercial, a 4ª AGROPEC também vai agitar as noites com uma programação musical de peso. Grandes nomes da música regional e nacional vão se apresentar no palco montado na Praça de Ventos.

Confira as atrações confirmadas:

🎤 Eric Land
🎤 Jonas Esticado
🎤 Fernandinha
🎤 Bruno Martins
🎤 Camyla Mello
🎤 Sirano & Sirino
🎧 DJ John

A mistura de forró, sertanejo e música eletrônica vai garantir diversão para todos os gostos, com shows gratuitos e estrutura pensada para receber um grande público com conforto e segurança.

Uma festa para toda a família

A 4ª AGROPEC é um evento inclusivo, pensado para toda a comunidade. Além dos shows e das atividades voltadas ao setor agropecuário, haverá espaço para gastronomia, artesanato, cultura popular e diversão para as crianças.

Se você é da região do Mato Grande ou está buscando um bom motivo para visitar Jandaíra, essa é a hora! Venha prestigiar a feira, fortalecer a economia local e aproveitar dias de muito conhecimento e alegria.

domingo, 10 de agosto de 2025

Prefeito de Canguaretama deve ser cassado por ação de denuncia de esquema de caixa 2 com doações via Pix

 

A Coligação “Unidos pelo Trabalho” ajuizou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o atual prefeito de Canguaretama, Leandro Varela, seu vice, Erivan de Souza Lima, e outros envolvidos, por suposto abuso de poder econômico e arrecadação ilícita de recursos para campanha, através de doações via Pix não declaradas à Justiça Eleitoral.

De acordo com a ação, os investigados teriam financiado eventos de grande porte, com estrutura de trios elétricos, paredões de som, combustível e outros sem que os gastos fossem devidamente registrados na prestação de contas oficial da campanha. A denúncia aponta que recursos teriam sido enviados por eleitores à conta de uma empresa de fachada através de chave Pix ligada ao operador financeiro da campanha, hoje secretário do município.

Além da ausência de registros desses valores e serviços na prestação de contas — que declarou gastos incompatíveis com a magnitude dos eventos —, os autores da ação sustentam que houve tentativa de ocultar a origem dos recursos e que o esquema foi articulado com a colaboração de pessoas próximas ao candidato, as quais formavam o núcleo da sua equipe de campanha e agora ocupam posições estratégicas na atual gestão.

A coligação busca a cassação dos mandatos eletivos do prefeito e do vice-prefeito, bem como, a decretação da inelegibilidade dos envolvidos por oito anos, por abuso de poder e fraude à legislação eleitoral. Também foi solicitada medida liminar para quebra de sigilo bancário e fiscal, além de busca e apreensão de documentos e aparelhos eletrônicos dos investigados, a fim de comprovar a suposta prática de caixa dois e ocultação de despesas de campanha.

A ação tramita na 11ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Norte.

SÉRIE D: América faz 2 a 0 na Juazeirense-BA e avança às oitavas

 

O América eliminou a Juazeirense-BA no primeiro mata-mata da Série D 2025 e garantiu vaga nas oitavas de final da competição. Agora, o alvirrubro de Natal vai enfrentar o Imperatriz-MA.

O gols da vitória rubra por 2 a 0 vieram no segundo tempo e foram marcados por Lucas Rodrigues e Gabriel Lima. O jogo de ida na Bahia havia terminado empatado em 1 a 1.

Após eliminar o carrasco de 2017, o América vai encarar o time maranhense, que eliminou o alvirrubro natalense em 2018. O primeiro jogo será em Imperatriz, no Maranhão, e o segundo na Arena das Dunas, em Natal. As datas dos duelos serão divulgadas pela CBF.

sábado, 2 de agosto de 2025

Rafael Motta caminha para o PP pelas mãos de João Maia e aposta no retorno à Câmara

 

O ex-deputado federal Rafael Motta deve assinar, em breve, a ficha de filiação ao Progressistas (PP). 

O convite foi feito no início da semana pelo deputado João Maia, presidente estadual da legenda, durante encontro com Motta. “João é um amigo que fiz na política, pessoa de bem. Estamos avaliando a questão partidária”, declarou.

Segundo Rafael, a conversa girou em torno da construção de um projeto político sem polarizações, focado em ideias para o fortalecimento do Rio Grande do Norte. 

Ele acredita que a parceria pode pavimentar seu caminho de volta à Câmara dos Deputados. “Acreditamos que o diálogo aberto e respeitoso é a chave para avançarmos juntos em prol do RN e do nosso retorno à Câmara, representando o povo potiguar em Brasília”, disse.

Nos bastidores, o entendimento é que Rafael Motta aposta na força da estrutura do PP para se reeleger em 2026.

Blog do Robson Pires

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e do vice de Equador/RN por uso de perfil fake e abuso de poder político

 

Em sentença proferida nesta sexta-feira (1º), o juiz eleitoral Wilson Neves de Medeiros Júnior cassou o mandato do prefeito de Equador/RN, Cletson Rivaldo de Oliveira, e do vice-prefeito Caio Ferreira, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante o pleito de 2024. A decisão também tornou ambos inelegíveis por oito anos.

De acordo com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), Cletson Oliveira teria operado, em conluio com Eldrin Wenceslau Diniz Falcão Silva, o perfil anônimo “O Sincerão” (@sincerao_o) na rede social Instagram. 

O perfil foi usado de forma sistemática para atacar e ridicularizar adversários políticos, divulgando conteúdo ofensivo, difamatório e inverídico contra nomes como Noeide Clemens, Cláudio Damião, José Frankiney (“Kiney”) e Camila Cantalice — esta última teria desistido da candidatura após os ataques.

A Justiça concluiu que as postagens do perfil fake extrapolaram os limites da crítica política, sendo de alta gravidade e com forte repercussão no pequeno colégio eleitoral da cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes. 

A quebra de sigilo telemático confirmou acessos ao perfil a partir de dispositivos ligados ao próprio prefeito.

Além disso, a decisão reconheceu abuso de poder político com uso da máquina pública para coagir e manipular eleitores. 

A prefeitura de Equador contratou centenas de cooperados via cooperativas de trabalho, com forte aumento de despesas no ano eleitoral. 

Testemunhas relataram que contratações e demissões estavam ligadas à adesão ou não à campanha de Cletson. 

O próprio prefeito, em discurso público, utilizava metáforas com frutas para ameaçar opositores (“melancia eu corto pelo talo”), deixando clara a retaliação a quem não o apoiasse.

A sentença aponta que a conduta dos investigados comprometeu a lisura do pleito e feriu a isonomia entre os candidatos. 

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral. A decisão cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral e os cassados podem continuar no cargo caso recorram da decisão.

Sérgio Rodrigues assume presidência da Caern com foco em modernização e diálogo com municípios

 


Sérgio Eduardo Rodrigues da Silva é o novo presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). 

A nomeação foi oficializada nesta quinta-feira (31), após aprovação do Conselho de Administração da companhia em reunião realizada na última segunda-feira (28). A indicação partiu do Gabinete Civil do Governo do Estado.

Engenheiro civil formado pela UFRN, Sérgio Rodrigues possui mais de 30 anos de experiência nos setores público e privado. Ele substitui Roberto Linhares, que esteve à frente da Caern desde 2019. Na companhia, Sérgio já atuava como Diretor de Empreendimentos desde 2019. 

Antes disso, foi secretário de Administração e de Infraestrutura da Prefeitura de Canguaretama, além de ter atuado em projetos de habitação social e de eficiência energética em iluminação pública.

- À frente da presidência, o novo gestor pretende priorizar quatro áreas estratégicas:

- Implantação de método não destrutivo para execução e manutenção de serviços urbanos, eliminando a necessidade de abrir buracos;

- Controle e redução de perdas no sistema;

- Maior agilidade nos processos de viabilidade técnica;

- Fortalecimento do relacionamento institucional com os municípios.

Sérgio Rodrigues também assume a posição de membro do Conselho de Administração da Caern, reforçando o compromisso com uma gestão voltada à modernização, eficiência operacional e diálogo com os entes municipais.

96FM

Câmara de João Câmara convoca suplente Amistrong Bezerra para assumir mandato temporariamente

 blog do jasão

A Câmara Municipal de João Câmara publicou nesta quinta-feira (1º), no Diário Oficial da FECAM, o Ato da Mesa Diretora nº 001/2025, que dispõe sobre a convocação do suplente de vereador Amistrong Bezerra da Silva (PP) para tomar posse interinamente na vaga da vereadora Rosiane Martins Câmara da Costa (PP), que solicitou afastamento temporário por motivo de saúde.

De acordo com o documento assinado pelo presidente da Casa, vereador Fernando Guilherme, a vereadora Rosiane protocolou pedido de licença pelo período de 1º a 31 de agosto de 2025, sendo necessário convocar o primeiro suplente de sua coligação para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos.

A posse de Amistrong Bezerra está marcada para a sessão ordinária do dia 4 de agosto, às 14h, e será realizada logo após a homologação do pedido de afastamento da titular em plenário. O suplente deverá apresentar seus documentos pessoais, declaração de bens e diploma eleitoral para formalizar o ato de posse.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, Amistrong Bezerra exercerá o mandato de forma temporária até o retorno da titular ao cargo. 

O presidente Fernando Guilherme destacou a legalidade e a transparência do processo, conforme os artigos 25, 30 e 73 do regimento da Casa Legislativa.

Art. 2° - A posse se dará logo após a homologação em plenário do pedido de afastamento temporário da vereadora requerente, conforme disciplina o art. 69, inciso ,I §°2 do Regimento Interno da Edilidade.

“Registre-se, publique-se e cumpra-se”, determinou o presidente da Câmara no ato publicado oficialmente.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Prefeitura de Jandaíra inaugura sede do Núcleo Multidisciplinar da Pessoa com Deficiência


Em uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (30), a Prefeitura de Jandaíra celebrou a inauguração da sede do Núcleo Multidisciplinar da Pessoa com Deficiência — um espaço dedicado ao atendimento especializado e humanizado para pessoas com deficiência no município.

A nova estrutura representa um importante avanço nas políticas públicas de inclusão. O Núcleo é resultado da articulação entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, reafirmando o compromisso da gestão com uma Jandaíra mais justa, acessível e acolhedora para todos.

 “Hoje, entregamos mais do que uma obra. Entregamos dignidade, cuidado e respeito às pessoas com deficiência do nosso município”, destacou a prefeita durante o evento.

O espaço irá oferecer atendimentos integrados em diversas áreas, como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e acompanhamento pedagógico, fortalecendo o suporte às famílias e promovendo o desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência.

Com essa iniciativa, a Prefeitura reforça sua missão de construir uma cidade onde todos tenham voz, vez e oportunidades.

Operação do MPRN nesta quinta-feira combate esquema de lavagem de dinheiro para organização criminosa

 

Foto: MPRN/Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (31) a operação Vereda Grande. A ação visa desarticular um esquema de lavagem de dinheiro para uma organização criminosa com atuação no Estado.

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades potiguares de Natal e Assu, e ainda em São Paulo (SP).

A investigação apura a integração de suspeitos à organização criminosa Sindicato do Crime e a prática de lavagem de dinheiro.

O grupo utilizava contas bancárias de interpostas pessoas, os chamados “laranjas”, para movimentar e ocultar valores obtidos com atividades ilícitas, principalmente o tráfico de drogas. A análise dos dados bancários revelou transações financeiras milionárias incompatíveis com a capacidade econômica dos investigados.

A ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN busca atingir o núcleo financeiro da organização criminosa, enfraquecendo sua capacidade de financiar atividades ilícitas, como o tráfico de drogas e a compra de armas.

O MPRN iniciou a apuração para desmantelar o braço financeiro da organização criminosa, buscando cessar a dissimulação de ativos provenientes das atividades do grupo.

Fonte: MPRN

A pedido do MPRN, Justiça Eleitoral cassa chapas de vereadores em Taipu por fraude à cota de gênero

 

Candidatas envolvidas foram declaradas inelegíveis por oito anos; MP Eleitoral autou como fiscal da lei no processo
Imagem: MPRN

O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve uma decisão favorável na 46ª Zona Eleitoral de Ceará-Mirim, que resultou na cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e dos registros de todos os candidatos a vereador do Partido Liberal (PL) de Taipu.

A Justiça Eleitoral reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 no município. O processo foi uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pela Coligação Juntos para continuar avançando, de Taipu.

Segundo a denúncia, três candidaturas de mulheres foram consideradas fictícias ou “laranjas”, com o objetivo de preencher de forma artificial o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas exigido pela legislação eleitoral. O MPRN, atuando como fiscal da lei, apresentou um parecer favorável à procedência da ação.

A sentença da Justiça Eleitoral se baseou em elementos como a votação inexpressiva das candidatas, que obtiveram 10, 15 e 20 votos, respectivamente. Além disso, as mencionadas candidaturas não tiveram movimentação financeira de campanha.

Também foi apontada a ausência de atos efetivos de campanha, divulgação ou promoção das candidatas. As fotos e vídeos apresentados pela defesa de uma das mulheres mostravam apenas sua participação em atos eleitorais coletivos, com foco na promoção de candidaturas majoritárias. No caso de outra, não foi possível identificar a candidata em nenhum ato de campanha, conforme expressa o texto da sentença.

Como resultado da decisão, além da cassação do DRAP do PL de Taipu, a Justiça declarou a nulidade de todos os votos nominais e de legenda atribuídos ao partido e a seus candidatos. As três candidatas envolvidas na fraude à cota de gênero foram declaradas inelegíveis por oito anos.

Fonte: MPRN

RN é o primeiro estado do Brasil a regular produção de Hidrogênio Verde

 

Foto: Sandro Menezes

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Brasil a regular as normas para investimentos e produção de hidrogênio verde. Nesta quinta-feira (31), a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei que institui o Marco Legal do Hidrogênio Verde e da Indústria Verde do Estado do Rio Grande do Norte.

A legislação pioneira estabelece diretrizes, princípios e instrumentos de incentivo para o desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas baseadas no combustível verde.

A nova lei visa criar um ambiente jurídico seguro e atrativo para investidores, impulsionando projetos de transição energética, inovação tecnológica, capacitação profissional e descarbonização da economia estadual.

O marco também define a atuação do Estado na articulação com instituições de pesquisa, setor produtivo e organismos internacionais.

Além de posicionar o estado como referência nacional, a legislação vai contribuir para o andamento do Porto-Indústria Verde, que vai lidar com produção de energia limpa, sendo uma estrutura voltada para energia eólica offshore (no mar) e para escoar produtos ligados às energias renováveis. O Porto-Indústria Verde tem orçamento de R$ 5,6 bilhões.

“Dia emblemático para o RN, que é o estado mais verde do planeta e que tem o maior número parques eólicos do Brasil. Esta lei significa ação concreta para fomentar novo ciclo de desenvolvimento tendo como base o hidrogênio verde e passo decisivo para um novo modelo desenvolvimento sustentável”, afirmou a governadora Fátima Bezerra em ato solene que contou com a presença de secretários de estado e representantes da UFRN, da indústria e da sociedade civil.

O Marco Legal do Hidrogênio e da Indústria Verde do RN, observou a governadora, é resultado de muito diálogo e parcerias com o setor produtivo, a exemplo da Federação das Indústrias, participando tomadas de decisões e apoiando o projeto de lei; do  Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e das universidades.

Leia matéria completa: RN GOV

terça-feira, 29 de julho de 2025

Agripino crava: candidato da Federação é Allyson Bezerra, descartando Rogério Marinho

 

A Federação União Progressista reuniu suas principais lideranças em Natal, em um encontro comandado pelo ex-senador José Agripino Maia.

 Estiveram presentes os presidentes José Agripino (União Brasil) e João Maia (PP), os deputados federais Robinson Faria, Benes Leocádio e Carla Dickson, além dos prefeitos Paulinho Freire (Natal) e Allyson Bezerra (Mossoró).

O ponto alto da reunião foi a declaração de Agripino ao ser questionado sobre a possível candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do Estado em 2026. 

Sem rodeios, o ex-senador foi direto: “É um desejo de toda a Federação União Progressista que Allyson seja candidato a governador.”

Com isso, a fala de Agripino deixa claro que o nome de Rogério Marinho (PL), apontado por setores da oposição como possível candidato ao governo, está fora dos planos da federação liderada por União Brasil e PP. 

A preferência é declarada e caminha em torno de um único nome: o prefeito de Mossoró.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Polícia prende oito pessoas por tráfico de drogas em Pipa

 


Vídeo: Divulgação

Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia de Tibau do Sul, com apoio da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM), deflagraram, nesta quarta-feira (23), mais uma fase da “Operação Liberdade”, com foco no combate ao tráfico de drogas na Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul.

Durante a ação, cinco adultos foram presos em flagrante e três adolescentes foram apreendidos. Todos são suspeitos de integrar uma facção criminosa com atuação no tráfico de drogas na região.

Com o grupo, foram apreendidos: 353 trouxinhas de maconha, 176 papelotes de cocaína, 33 porções de haxixe, uma balança de precisão, duas armas de fogo (sendo uma pistola calibre .40 com 30 munições e uma pistola calibre 6,35 com oito munições), cinco aparelhos celulares e quantia em dinheiro fracionado.

A operação é fruto de uma investigação em andamento na 103ª DP, que visa desarticular grupos criminosos envolvidos em atividades ilícitas na localidade. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional e às unidades socioeducativas, onde ficarão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça seu compromisso no enfrentamento ao crime organizado e solicita o apoio da população. Informações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Quase 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família por superarem a pobreza, diz governo

 

Quase 1 milhão de famílias deixaram de receber o Bolsa Família neste mês de julho, porém, o motivo é positivo: elas conseguiram aumentar sua renda e superaram a situação de pobreza. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, 958 mil famílias saíram do programa, o equivalente a 3,5 milhões de pessoas.

O principal fator, de acordo com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, foi o acesso a empregos estáveis ou o crescimento como empreendedores.

“Estamos falando de famílias que saíram da pobreza por conta da renda de trabalho”, afirmou o ministro.

Regra de proteção

Mais da metade das famílias (536 mil) estavam na chamada regra de proteção do programa, que permite o recebimento de 50% do benefício por até 24 meses, mesmo após o aumento da renda familiar per capita para além de R$ 218 até o limite de meio salário mínimo.

Renda com trabalho e apoio à autonomia

Wellington Dias destacou que o governo vem trabalhando em estratégias para apoiar os beneficiários na transição para a autonomia financeira. “A gente dá a mão para essas pessoas, para que possam se qualificar e estruturar um pequeno negócio”, disse.

Programas de capacitação, acesso a crédito e apoio ao empreendedorismo têm feito parte dessa estratégia.

“De janeiro até agora, 3,5 milhões de pessoas saíram da pobreza. E desde o início do atual governo, são 8,6 milhões. Quase 24 milhões de brasileiros deixaram a pobreza”, ressaltou o ministro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22), durante o programa Bom Dia, Ministro. 

Cadu empata com Allyson no Alto Oeste, aponta pesquisa

 

O secretário estadual da fazenda Cadu Xavier (PT) está tecnicamente empatado com o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (UB) na região do Alto Oeste (“Tromba do Elefante”).

É o que apontam os números da pesquisa Sensatus realizada em 13 municípios da região.

Allyson tem 36,8% contra 33% de Cadu. Como a margem de erro é de 4,37 pontos percentuais para mais ou para menos eles estão tecnicamente empatados.

Rogério Marinho (PL) está em terceiro com 6,6%.

Cadu cresce ao ter o nome identificado como sendo o candidato da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula da Silva (PT).

Confira os números:

Dados

A pesquisa Sensatus ouviu 500 eleitores em 13 cidades do Alto Oeste entre os dias 18 e 21 de julho. A a margem de erro é de 4,37 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

As cidades pesquisadas foram Pau dos Ferros, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Doutor Severiano, Itaú, José da Penha, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, São Miguel, Severiano Melo e Tenente Ananias.

Fátima e Zenaide lideram para o Senado no Alto Oeste

 

A governadora Fátima Bezerra (PT) e a senadora Zenaide Maia (PSD) são os nomes preferidos do eleitor do Alto Oeste conforme os números da pesquisa Sensatus realizada em 13 municípios da região.

As duas lideram a preferência na disputa pelo Senado que ofertará duas vagas.

Fátima lidera a preferência no primeiro voto seguida pelo senador Styvenson Valentim (PSDB). Já no segundo voto a preferência é por Zenaide seguida pela governadora.

Na soma do primeiro e segundo voto o quadro ficou assim, conforme a métrica usada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE):

Fátima Bezerra (PT): 24,2%

Zenaide Maia (PSD): 16,9%

Styvenson Valentim (PSDB): 11,8%

Álvaro Dias (Repu): 3,3%

Coronel Hélio (PL): 1,8%

Não sabe/Não respondeu: 30,4%

Branco/nulo/Nenhum: 11,2%

Confira os demais números:

Dados

A pesquisa Sensatus ouviu 500 eleitores em 13 cidades do Alto Oeste entre os dias 18 e 21 de julho. A a margem de erro é de 4,37 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.

As cidades pesquisadas foram Pau dos Ferros, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Doutor Severiano, Itaú, José da Penha, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, São Miguel, Severiano Melo e Tenente Ananias.