sexta-feira, 15 de junho de 2018

Martins: MPRN recomenda adequação do Conselho de Alimentação Escolar

Resultado de imagem para prefeitura de martins rn
Conselho que fiscaliza os repasses para os gêneros alimentícios atuava em desacordo com as normas instituídas
 
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Martins, expediu recomendação ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) da cidade, para que seja providenciada a elaboração do regimento interno e se adeque à legislação vigente para garantir o cumprimento integral das atribuições do órgão. 

O CAE é responsável por fiscalizar e deliberar acerca da alimentação nas escolas municipais.
 
Os repasses da União realizados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são distribuídos automaticamente à Prefeitura por parcelas para aquisição de alimentos. 

Para que as cidades recebam esse repasse, é necessário que atendam aos requisitos estabelecidos no PNAE, incluindo a criação e efetivação do CAE. 

Caso seja notificado que existem irregularidades no funcionamento do conselho, os recursos para alimentação podem ser pausados.
 
A Controladoria-Geral da União (CGU), durante a 38° etapa do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos realizado na região de Martins, constatou a irregularidade no funcionamento do CAE. 

Entre as irregularidades, foi constatado que seus membros não foram selecionados de acordo com as legislações necessárias; que não existe regulamento interno; que os membros não passaram por treinamentos; que ocorreu apenas uma reunião do conselho nos últimos 2 anos; e que não há provas de que participou das licitações do PNAE.
 
Em relato, o presidente do órgão afirmou que todas as irregularidades citadas acima foram sanadas, exceto a criação do regulamento interno para funcionamento. 

Sendo assim, o MPRN estipulou o prazo de 30 dias para que o regimento seja elaborado e entre em acordo com todas as normas instituídas.
 
Confira aqui a íntegra da recomendação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário