sábado, 24 de junho de 2017

Festas de São João movimenta a comunidade de Baixa do Meio com quadrilhas e forró pé de serra.


“Quadrilhas, forró pé de serra, comidas típicas e boa música aqueceram corações… E não deixou em Baixa do Meio ninguém parado”.
O mês de junho é de alegria dos amantes das festas juninas. Esse momento impar é marcado pelas comidas típicas, fogueiras e festas de quadrilha. A música oficial é o forró, com suas derivações que vão desde o Baião ao Xote, do Xaxado ao Pé de Serra.
Quadrilhas…
Anarriê. Alavantú. Duas velhas conhecidas palavras das quadrilhas juninas, que quer  dizer: anarriê, voltar todos a seus lugares, e alavantú, todos vão para a frente.
Ontem (21), a comunidade de Baixa do Meio em Guamaré parou para festejar o São João do povo, a festa  nordestino que se consolidou ao encontrar a musicalidade da região e receber a inclusão de novos personagens, como o padre, os noivos, o rei e a rainha do milho, e  acabou virando um casamento na roça, com direito a juiz e delegado para garantir que o matrimônio seja realizado.
A festa contou com a presença de vereadores, secretários, alunos, professores, coordenadores, crianças, jovens, idosos e a população em geral que prestigiou a festa. Todos caíram na festa junina e participaram da quadrilha mais popular da comunidade.
Comidas típicas…
Não faltou na festa a boa culinária de São João, toda baseada no milho, colhido no final de maio e junho. Foi um momento de festa e confraternização, de celebrar e agradecer o grão que germinou e deu frutos. Não faltaram as comidas típicas como canjica, munguzá, pamonha, milho cozido ou assado, dentre outros.
Fotos: Alexandre Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário