quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A pedido de Rogério Marinho, Câmara chamará ministro para explicar conteúdo das provas do Enem

rogerio_comissao

Em atendimento a uma solicitação do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), a Comissão de Educação da Câmara vai realizar audiência pública para discutir os conteúdos abordados na edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). 
O requerimento do tucano nesse intuito foi aprovado nesta quarta-feira (4) pelo colegiado. 
Serão convidados, entre outros, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, presidentes de institutos educacionais e um professor da Universidade de Brasília (UnB).
As provas do Enem, realizadas nos dias 24 e 25 de outubro, mais uma vez levantaram polêmica devido ao conteúdo abordado. 
Em um dos trechos havia, por exemplo, uma citação da socióloga francesa Simone de Beauvoir, considerada a fundadora do movimento feminista, em que se afirmava que as mulheres não nascem mulheres, tornam-se mulheres por conta das pressões sociais, resgatando de maneira clara a ideologia de gênero que tem sido objeto de importantes discussões tanto na sociedade quanto no Congresso Nacional.
“Ficou marcadamente clara a preferência dos elaboradores das provas por autores de vertente marxista, com a inclusão de pensamento marcadamente ideológico contra a maioria do entendimento acadêmico. 
É de se notar que as questões objetivas estavam impregnadas de pensamento marxista, sem dar oportunidade ao examinado de acessar respostas embasadas em outras vertentes do pensamento”, explicou o tucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário