segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ex-candidatos à Prefeitura criticam Carlos Eduardo por reajuste na tarifa de ônibus

6U667I88

Visor Político

Para Robério Paulino (PSOL), o aumento é “inoportuno e injusto” para a população, além de ser “ilegal”

A partir de hoje o cidadão natalense passa a sentir no bolso mais um aumento na tarifa de ônibus, que saltou de R$ 2,35 para R$ 2,65. O aumento de 30 centavos, tão criticado por usuários do transporte coletivo, também não deixou de ser uma boa oportunidade para quem é oposição criticar a administração do prefeito Carlos Eduardo, que fica na linha divisória entre os interesses da população e os das empresas que comandam os ônibus da capital potiguar.
Para o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-candidato a prefeito de Natal, Robério Paulino (PSOL), o aumento é “inoportuno e injusto” para a população, além de ser “ilegal”.
Segundo ele, existe uma lei municipal que proíbe qualquer aumento na tarifa sem que haja antes uma audiência pública na Câmara Municipal e o aviso, com 30 dias de antecedência, à população sobre o reajuste.
“O prefeito e a STTU desrespeitaram essa lei, aumentaram a passagem na calada da noite, quando os estudantes estão de férias, e isso é injusto, porque essa frota presta um péssimo serviço à população e não houve nenhuma melhoria. A população também não recebeu aumento de salário nesse período para que haja esse aumento”, critica Robério.
Ele menciona ainda um acordo que teria sido firmado pela Prefeitura, que se comprometeu em não autorizar um novo reajuste até que fosse aberto um processo para licitação do transporte público de passageiros. “O prefeito não abriu o processo e surpreende a todos com esse aumento. Sou radicalmente contra e vou estar na rua daqui a pouco para protestar”, afirma.
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) também ex-candidato a prefeito de Natal e um dos possíveis candidatos à Prefeitura no ano que vem, também já havia demonstrado insatisfação com o novo ônus que terá que ser arcado pela população. Em artigo publicado neste sábado em seu site, Mineiro repreendeu a “falta de transparência” da Prefeitura sobre o valor da tarifa. Ele cobrou que o prefeito mostre à sociedade os dados da planilha com os itens que determinam o valor da passagem de ônibus em Natal.
“A população não tem acesso aos dados, a Prefeitura não disponibiliza a planilha com as informações sobre a tarifa. Dessa forma, não há controle social. A população fica refém do Seturn”, comentou. Ele cobrou ainda melhorias no sistema de transporte da cidade e lembrou que Carlos Eduardo vetou diversos artigos do projeto de licitação aprovado pela Câmara Municipal.
A reportagem tentou contato com outros dois candidatos à prefeitura do Natal nas eleições de 2012: o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e o deputado estadual Hermano Morais (PMDB). No entanto, eles não atenderam às ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário