terça-feira, 3 de março de 2015

Deputado Hermano Morais emite Voto de Congratulações pelos 52 anos de emancipação política de Jardim de Angicos

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) requer à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte que seja encaminhado Voto de Congratulações ao município de Jardim de Angicos, pelos seus 52 anos de emancipação política.

Em meados do século XVIII, às margens esquerdas do rio Ceará-Mirim, alguns criadores de gado e agricultores deram início a um povoado, que no início do século XIX, foi denominado de Jardim, e tomou forma a partir da existência de uma fazenda de propriedade de João Paes, que serviu como núcleo integrador dos moradores.

No ano de 1836, a povoação de Jardim estava em crescimento e passou à categoria de distrito do município de Angicos. Suas atividades pecuárias continuavam em ascensão, até que sua trajetória chocou-se com uma grande enchente. Em 6 de abril de 1894, as águas do rio Ceará-Mirim, um dos maiores responsáveis pelo nascimento da povoação, transbordavam, desmoronando, praticamente, toda vila, danificando a Igreja, destruindo cemitério e tudo que fora edificado durante décadas pela população.
Numa localização mais elevada, a vila de Jardim foi reconstruída, mas não conseguiu escapar da decadência nem de ser apenas um monte de ruínas chegando a cair para a condição de povoado atrasado e esquecido, em 1914.

Passados dezesseis anos, em 1930, Jardim de Angicos voltou a crescer. Espontaneamente, as casas iam sendo restauradas, surgiram residências e várias fazendas de gado, plantios refeitos e aumentados. Foi com a construção de um açude que o povoado começou a viver em clima de progresso. Retornou à mesma condição de distrito e vila, pertencente ao município de Lajes.
Depois de 24 anos, através da Lei nº 2.755, de 8 de maio de 1962, Jardim de Angicos desmembrou-se de Lajes e tornou-se unovo município do Rio Grande do Norte, sendo instalado no dia 3 de março de 1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário