terça-feira, 3 de março de 2015

Capital potiguar pode ser palco de grandes eventos esportivos

ROBI

Governo recebe proposta para sediar Jogos escolares Paralímpicos e da Juventude

O Rio Grande do Norte poderá sediar dois grandes eventos esportivos nacionais em 2015. É que ontem, o governador Robinson Faria recebeu a visita de representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro e Caixa Econômica Federal para uma apresentação de proposta para o estado sediar a edição dos Jogos Escolares Paralímpicos 2015. Em seguida, Robinson recebeu o gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner, que trouxe uma proposta para os Jogos Escolares da Juventude.
A primeira reunião teve a participação também do vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ivaldo Brandão, e a secretária de Estado da Assistência Social, Julianne Faria. Os jogos paralímpicos são voltados para jovens de 14 a 17 anos, e realização entre os dias 23 a 28 de novembro. Ao todo são esperados 1.200 atletas de 27 estados da federação.
O objetivo da CBP, ao realizar o evento em um estado do Nordeste, é abrir oportunidades para novos atletas fora dos grandes centros esportivos do Brasil. Os jogos serão o último grande evento antes da realização dos jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.
O vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, disse que o “Nordeste é um centro de oportunidades e temos que começar a mostrar os talentos trazendo os grandes eventos para cá. É um evento importante que envolve também saúde e educação para os jovens que estão saindo da segunda infância e mostrando que são plenamente capazes”. O Governador falou que a realização de um evento de grande porte em Natal deixa o Rio Grande do Norte em posição de destaque não só no esporte e que estudará a proposta. “Nos sentimos lisonjeados com o interesse do Comitê Paralímpico Brasileiro e vamos fazer o possível para garantir a nossa capital como sede”.
JOGOS ESCOLARES
Já o Comitê Olímpico do Brasil (COB) quer que o Rio Grande do Norte seja a sede dos Jogos Escolares da Juventude, em sua etapa nacional, na faixa etária entre 12 e 14 anos, em setembro, cuja expectativa é de 25 mil pessoas participando do eevento entre atletas, técnicos e pais. A proposta foi apresentada ontem ao governador Robinson Faria pelo gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner. Robinson pediu um prazo de até dez dias para dar uma resposta definitiva ao COB.
Paratletas potiguares dominam Circuito Caixa
O Rio Grande do Norte brilhou na etapa Norte/Nordeste do Circuito Caixa Loterias disputado neste final de semana em Recife.
Os paratletas do estado – da Cadef, Sadef, Adevirn e FMCLRN – conseguiram mais de 40 medalhas de ouro ao longo dos três dias de competições de Halterofilismo, Natação e atletismo. Destaque para Genezi Alves, da Cadef, com quatro medalhas de ouro na natação e para Tiago e Higor, com três primeiros lugares cada nas competições de atletismo.
O Circuito é a principal competição paralímpica nacional para halterofilismo, natação e atletismo, e foi realizado no Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife, reunindo cerca de 490 atletas.
Na natação e no atletismo, a etapa teve caráter regional e valia vaga para as nacionais, disputadas no segundo semestre. Todas as três etapas de caráter nacional do Circuito ocorrerão em São Paulo, no segundo semestre.
Até junho, estão agendas as outras três regionais. Após Recife, Curitiba sediará, de 27 a 29 de março, a fase Rio-Sul. Depois, a capital paulista recebe a regional São Paulo, de 15 a 17 de maio. Por último, em Uberlândia, será realizada a fase Centro-Leste, de 28 a 31 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário