terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Wilma consulta filiados para reestruturar PSB em futuros desafios

76o06784
Joaquim Pinheiro
Repórter de Política

Partido da vice-prefeita perdeu representatividade na Câmara Federal e na Assembleia e não conseguiu o Senado

A presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Natal, iniciou um processo de consulta aos filiados, principalmente vereadores, prefeitos e deputados, sobre os rumos, estratégias e iniciativas que o partido deverá adotar a partir de agora após sofrer perdas significativas no último processo eleitoral. A própria Wilma de Faria não conseguiu se eleger senadora, perdendo a eleição para a petista Fátima Bezerra, enquanto Sandra Rosado não conseguiu a reeleição de deputada federal e Larissa Rosado não retornou à Assembleia Legislativa.
Uma fonte do partido ouvida pelo O JORNAL DE HOJE disse que “Wilma está recebendo lideranças do PSB para discutir os rumos do partido para os próximos meses, em particular a reestruturação da legenda e a eleição municipal de 2016 quando o PSB deverá se compor com o prefeito Carlos Eduardo no projeto de reeleição”, disse a fonte. O PSB conta atualmente nos seus quadros com os deputados estaduais, Tomba Farias e Márcia Maia. Na Câmara Municipal de Natal é representado pelos vereadores Júlio Protásio (líder do prefeito de Natal) Júlia Arruda, Bispo Francisco de Assis e pelo presidente da Casa, Franklin Capistrano.
Na última eleição o PSB foi surpreendido com a transformação do Diretório Estadual (que tinha Wilma de Faria como presidente) em Comissão Provisória, porque o partido não atingiu o percentual de 5 por cento dos votos válidos para a Câmara Federal. Além do Rio Grande do Norte, foram atingidos outros Estados da Federação a exemplo do Rio de Janeiro, que mesmo elegendo o ex-jogador senador, não consegui o percentual exigido e teve também seu Diretório Estadual transformado em Comissão Provisória.
Presente em 120 municípios do Estado através de Diretórios Municipais e Comissões Provisórias o PSB obedecerá um calendário estabelecido para renovação de Diretórios Municipais pela Executiva Nacional. Eleições nesse sentido deverão acontecer nos meses de agosto e setembro. No caso do Rio Grande do Norte não haverá eleição em razão do Diretório Municipal ter sido extinto, portanto, só voltando a condição inicial quando o partido conseguir os 5 por cento de votos válidos para a Câmara Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário