domingo, 14 de dezembro de 2014

“Todos os programas sociais de hoje começaram comigo”, diz José Sarney


Durante as eleições deste ano, PSDB e PT protagonizaram uma discussão pública sobre a autoria de programas sociais como o Bolsa Família. Para o senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB), o grande responsável pela aplicação dos planos voltados aos que estão na base da pirâmide social não é nem Lula nem Ferando Henrique Cardoso: é ele próprio.
Em artigo publicado no jornal “O Estado do Maranhão”, de sua propriedade, cujo título é “O roubo dos personagens”, Sarney chama para si a responsabilidade pela implementação dos programas sociais do governo federal. “Todos os programas sociais de hoje, que discutem se foi FHC ou Lula, começaram comigo: farmácia básica, aposentadoria do trabalhador rural, cota a deficiente, extensão dos benefícios da previdência ao trabalhador do campo, o 13º salário para o funcionalismo público civil e militar e, o maior de todos, a universalização da saúde”, afirma o senador.
No artigo, Sarney escreve ainda que “muitos dos meus pensamentos, frases e iniciativas foram apropriados, sem o menor respeito, e nunca citaram a fonte. Não vou dizer que roubaram, mas se apropriaram”. “O primeiro (pensamento) – e que motivou este artigo – é dizer que um programa é de ‘desenvolvimento com justiça social’. Quem primeiro falou isso no Brasil foi eu, no manifesto da Bossa Nova da UDN, ao tempo de Juscelino (Kubitschek), que falava muito em desenvolvimento, mas nada em social. No Maranhão, em 65, quando fui eleito, era esse o lema do governo. E como presidente da República adotei o slogan ‘Tudo pelo Social’”, descreve o senador.
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário